Hepatite aguda tipo A
José Carlos Ferraz da Fonseca
Médico especialista em Doenças do Fígado (Hepatologia)

Foto revelando moderada icterícia (olhos amarelos) em um paciente com hepatite aguda tipo A (foto pertencente ao arquivo do editor deste blog).


Do ponto de vista clínico, como se comportaria um paciente que adquire hepatite aguda ocasionada pelo vírus A? Do provável contato com o vírus da hepatite A e o aparecimento dos primeiros sinais e sintomas (período de incubação) da doença, este período pode variar de duas semanas a dois meses.

Nossa experiência já soma mais de dois mil casos diagnosticados de hepatite aguda ocasionada pelo VHA. Sabemos de antemão que grande parte dos infectados pelo VHA não desenvolvem qualquer tipo de doença (60%-80% dos casos). Na cidade de Manaus, a hepatite aguda de maior ocorrência é provocada pelo VHA (70-90% dos casos), sendo mais comum entre crianças e adolescentes.

Daqueles que desenvolvem hepatite aguda, observamos que os principais sinais e sintomas por ordem de importância foram: olho amarelo (icterícia); febre e diarréia (mais comum em crianças); vômitos; enjôos (náuseas); urina cor de guaraná regional do Amazonas (colúria); dor abdominal (mais freqüente em crianças) e cansaço fácil (fadiga). O quadro clínico pode ser mais intenso à medida que aumenta a idade do paciente. O desaparecimento dos sinais e sintomas geralmente ocorre em média de 25 dias entre crianças e 40 dias entre adultos. Contudo, a doença pode prolongar-se por um período de até seis meses (hepatite aguda A prolongada) e tal fato ocorre com maior freqüência em pacientes adultos jovens.

Durante o curso da hepatite aguda pelo VHA, alguns pacientes podem apresentar manifestações clínicas consideradas raras, tais como: urticária (lesão semelhante à produzida pelo contato da pele com a urtiga e que é acompanhada de coceira ou ardor intenso), artrite (inflamação das articulações), pancreatite aguda (inflamação do pâncreas). A hepatite aguda A raramente evolui para a forma fulminante, não somente em crianças como em adulto. Todavia, pessoas portadoras crônicas dos vírus das hepatites B e C podem desenvolver formas fulminantes de hepatite ao se infectarem com o VHA. Sempre aconselhamos que todos os portadores do VHB e VHC com ou sem doença hepática, vacinem-se contra o VHA.

Como se faz o diagnóstico de uma hepatite aguda pelo VHA? Em primeiro lugar, pelo quadro clínico que o paciente apresenta (acima descritos) e, em segundo lugar, pelos exames laboratoriais. Quais seriam estes exames e os resultados esperados? O aumento das taxas das aminotransferases (enzimas que aumentam no sangue quando o fígado é agredido) e bilirrubinas (responsável pela coloração amarelada dos olhos e pele). A positividade no soro dos anticorpos contra o VHA da classe IgM (anti-HAV IgM) fecha o diagnóstico de hepatite aguda A.

Diferente dos outros vírus da hepatites B (VHB), C (VHC) e D (VHD), a infecção aguda pelo VHA não evolui para a cronicidade e nem deixa seqüelas. Todas os pacientes que desenvolvem quadro de hepatite aguda pelo VHA se curam: apesar do médico, com o médico ou sem o médico. O fígado recupera-se totalmente.

Existe algum tipo de tratamento específico para a hepatite aguda A? Para combater o vírus, não. Todavia, se o paciente apresentar febre ou outra manifestação clínica da doença, prescreve-se tratamento sintomático.

Com relação a dieta, deve-se evitar frituras, todos os tipos de gorduras, chocolate (aumenta o tamanho do fígado) e bebida alcoólica (agride mais o fígado). O açúcar faz mal para quem está com hepatite aguda? Não. Sempre aconselhamos aos pacientes que comam doces na sobremesa do almoço e jantar, principalmente o “suspiro”, aquele doce feito com clara de ovo (proteína) e açúcar (calorias). Por outro lado, sugerimos às supermães e madrinhas que não devem forçar os seus filhos e afilhados doentes a comerem doces exageradamente, pois alguns pacientes podem ficar enjoados e até vomitarem. Tenho pacientes que até hoje fazem “análise” em decorrência dos traumas provocados pelo excesso de zelo gastronômico das mães, tipo: pudim de leite, goiabada, doce de leite e leite condensado de 30 em 30 minutos (história fictícia ilustrativa).

O repouso deve ser absoluto? Não necessariamente, evite esforços físicos exagerados.

Como se prevenir contra a infecção pelo VHA? Fácil, basta evitar ingerir água não potável e alimentos contaminados, principalmente os feitos na rua e sem higiene. Existe uma vacina contra o VHA que protegeria mais de 98% dos vacinados. O único problema de tal vacina é o preço exorbitante. Por tal razão, a referida vacina ainda não pôde ser introduzida no calendário de vacinação em nosso país.

Nenhum comentário: