Manga, tucumã e abacate fazem mal para o fígado?
José Carlos Ferraz da Fonseca
Médico especialista em Doenças do Fígado (Hepatologia)



Todo brasileiro que se preza foi criado ouvindo as seguintes crendices:


a) de manhã, laranja é ouro; de tarde, laranja é prata; de noite, laranja mata;
b) não pisa no chão frio, dá pneumonia;

c) prender xixi, dá cistite;
d) quem brinca com fogo à noite faz xixi na cama;
e) fazer sexo depois do almoço faz mal;

f) melancia com cachaça faz vomitar o fígado;

g) comer peixe e carne misturados, além de falta de respeito, faz mal;
h) cobra não morde mulher menstruada por que, se o fizer, morrerá;
i) beber água com o rosto voltado para o sol deixa a boca torta;
j) contar estrelas com os dedos faz nascer verruga.


E por aí vão as inúmeras crendices que herdamos, desde o tempo do império. Entretanto, as crendices que me motivaram escrever este artigo são cômicas e bastante interessantes do “ponto de vista” médico: “comer manga com febre faz mal” ; “leite com manga é veneno” ; “manga verde talha o estômago e o fígado”; “manga e abacate são um veneno pro fígado”. Será que o povo tem razão? Com certeza, não. Primeiro, é difícil alguém com febre querer comer manga. Segundo, leite ou creme de leite com manga dá uma sobremesa de tirar o chapéu. Agora, se o leitor gosta de comer manga verde (altamente indigesta) com sal, abacate carregado no açúcar ou leite condensado, com certeza vai passar mal, principalmente se for hipertenso ou diabético, respectivamente.

É certo que tudo que inalamos ou deglutimos, obrigatoriamente, passa pelo fígado. E se comermos manga, abacate, tucumã ou outras frutas, o que acontece com o nosso fígado? Dói? Incha? O olho fica amarelo? A boca fica amarga? Posso lhes afirmar que nada disso acontece e veja o porquê: tanto na manga, como no abacate e em outras frutas regionais (cupuaçu, jaca, graviola, ata, maracujá, maracujá do mato, abricó, biribá, ingá, pajurá, mari-mari, carambola, cajarana, tucumã, pupunha, buriti, açaí), encontram-se altos teores de açúcares (frutose), gordura monosaturada (não faz mal, é saudável), vitaminas e proteínas. O órgão que poderia sofrer com algumas frutas aqui citadas seria o estômago, devido ao alto grau de acidez contido em algumas frutas (cupuaçu, maracujá, carambola). Para quem tem úlcera ou gastrite, é dor na certa. Outras frutas como a pupunha e jaca, se consumidas em alta quantidade, podem provocar empachamento e outros distúrbios digestivos.

Recentemente, recebi a “visita tensa” de três familiares de um paciente portador de cirrose no fígado. Conversa vem, conversa vai sobre a doença do pai, uma das filhas questionou minha conduta médica no que tange a dieta que eu tinha indicado ao pai, com a seguinte pergunta: “Dr. José Carlos, nós estamos preocupados com o papai. Veja só: ele diz que foi autorizado pelo senhor a comer manga, abacate, tucumã e outras frutas mais. É verdade ou o papai, sempre extravagante, está mentindo ou o senhor exagerou?”. Expliquei aos familiares estressados que as tais frutas, sem excesso, só fariam bem ao pai com o grave problema no fígado. A manga e o tucumã teriam altos teores de vitamina K1 (no fígado com cirrose existe uma deficiência de tal vitamina), seriam frutas ricas em fibras e ajudariam o paciente na eliminação de fezes (pacientes com cirrose precisam defecar pelos menos duas vezes ao dia, senão podem desenvolver problemas de comportamento). A manga e o tucumã são altamente calóricos e possuem gordura monosaturada, rica em vitamina E (mantém as células do fígado saudáveis e tem ação antioxidante, ajudando o fígado no seu trabalho de depurar o que não presta ao nosso organismo). “Tudo bem”, dizem as filhas, “o senhor conseguiu nos convencer sobre a manga e o tucumã, entretanto, nos convença sobre o abacate, “pois sabemos que é um veneno para o fígado”. Pacientemente expliquei que o abacate, apesar da fama de ser gorduroso, não faz mal para ninguém, nem para passarinho ou papagaio que faz ninho e bebe em alambique. A gordura que o abacate contém é do tipo monosaturada, rica em vitamina E, sendo altamente saudável, provocando, pelo seu consumo, o aumento do HDL-colesterol (benéfico à saúde) e diminuição do LDL-colesterol (colesterol ruim para o organismo).

Não sei se as filhas do paciente deixarão que ele siga a dieta prescrita com manga, abacate e tucumã. Como a visita foi muito rápida, esqueci de dizer algo às três filhas e aqui vai o recado: o pai não deve comer manga com sal (pacientes cirróticos não podem comer muito sal, senão incham a barriga e os pés), manga verde (altamente indigesta), abacate com farinha e leite condensado (leite deve ser evitado entre pacientes com cirrose), tucumã no pão (sanduíche), carregado na manteiga (pão tem sal, manteiga tem gordura que faz mal ao fígado sadio ou doente).

Se pacientes com cirrose hepática podem comer manga, abacate e tucumã, aproveite e mate seus desejos. Contudo, não exagere, seja um moderado com o seu fígado e consuma pequenas fatias de manga, tucumã e abacate. Lembre-se: são alimentos altamente calóricos e você poderá ganhar alguns quilinhos a mais.

20 comentários:

Anônimo disse...

Que Jesus abençõe a vida do senhor, por trazer esclarecimentos para muitas pessoas, e que eu creio que com auxílio dos bons médicos, como o senhor, e claro, com o Poder do Senhor Jesus, podemos ver homens e mulheres vivendo uma vida de tranquilidade, pois ninguem quer passar por momentos difíceis, mas claro vamos ver Jesus agindo. Boa tarde a todos, Jesus de uma tarde maravilhosa para o Dr. José Carlos e a todos que entrarem nesse blog esclarecedor.

Anônimo disse...

DR.JOSÉ CARLOS.OBRIGADA PELAS PALAVRAS SABIAS ,GOSTEI DE SABER QUE O TRUCUMÃ É UMA FRUTA RICA EM VITAMINA [E], E QUE NÃO FAZ MAL A SAUDE, APESAR DE SER TÃO PEQUENA TEM SEUS GRANDES VALORES NUTRITIVOS.ESTÁ DE PARABÉNS PELA A REPORTAGEM..

Anônimo disse...

Que maravilha sua conduta me faz lembrar velhos tempos em que os medicos amavam a profiçao e os consultorios eram em nossas casas,meus parabens que Deus te proteja amigo

Maria Suzana Diaz disse...

Bom,sou Nutricionista e admiradora de grandes mestres da Medicina e criei um link de seu blog para abrir do meu pois me tornei fã de seu blog,e espero que muitas colegas pesquisem seus conhecimentos para obra e graça de nossa saúde e bem estar.Em realidade amei seu blog e lhe agradeço muito compartilhar seus conhecimentos.Atte.Maria Suzana

Lucas Moreira disse...

Muito Obrigado! Sou um jovem de 20 anos fã de sucos, e tenho a mania prazerosa de tomar em torno de 900ml de suco de manga noite sim noite não, e meus pais vivem birgando comigo alegando que a manga sobrecarrega e faz mal pro fígado.. Agora sei que não é tão grave assim..

Braga Filho disse...

Dr. José Carlos muito obrigado pela informação de que a gordura do abacate não é prejudicial a quem tem problemas de colesterol que é o meu caso. ja que eu estava muito preocupado e fui informado de que faria muito mal a minha sáude.

Abraço.

Ana Maria disse...

Meu filho nasceu com hepatite muito forte (estava totalmente amarelo à nascença) e teve que fazer tratamento aos 4 dias de idade. Me disseram que isso foi devido ao facto de eu ter comido muita manga durante a gravidez (dizem que manga 'ataca' o fígado). Será verdade?

Unknown disse...

Oi parabens Dr José carlos , Que Deus o abençoi, através do teu blog tou aprendendo a cuidar do meu figado que mim deu um baita de um susto mês passado, mas agora tou mehor graças a Deus Abraços...

Unknown disse...

Dr. jesé carlos , muitissimo obrigado pelo Blog , através dele tirei muitas duvidas das princimpais doenças do figado, assim como trata-lo melhor, pois tive um grande susto com meu figado ao consumir bebida alcoolica e outras merdas associadas , quase morrir tive medo de ser hepatite b mas graças a Deus não tenho. Abraços...

O Idealista pode mudar, a idéia é pra sempre. disse...

Valeu Dr. Tu é o "Kra" manobrother! É compartilhando conhecimentos 0800's, que nesta selva repleta de sanguessugas vorazes, ascendem-se em seu mundo, almas de heróis sem capas e flashs.
Sem exageros - abrindo um pequeno elo de significação - pois Pedro Bial, aquele mesmo da Guerra do Golfo e do Muro de Berlin, diz: "Boa noite nossos heróis" aos brothers.

Anônimo disse...

Nogueira: "É verdade que a sombra da mangueira faz mal?"

Anônimo disse...

O senhor é maravilhoso!
Parabéns pelo seu trabalho!

Dalva Rodrigues disse...

Dalva Rodrigues

Dr. José Carlos, muito obrigada por ter cuidado da minha mãe FRANCISCA QUARESMA, por cinco anos. O senhor foi mais que um médico pra ela, foi um grande héroi.

Anônimo disse...

obrigado, pelo blog, tirei as minhas duvidas sobre o abacate.

silvia paixao disse...

suas explicaçoes sobre o abacate me aliviaram.
agora vou comer sem culpa, adoro esta fruta e estou com asteatose hepatica.

nNoemi Garcia Pinheiro disse...

Deus te abençoe Dr...

Anônimo disse...

DEUS ABENÇOE FOI MUITO ESCLARECEDOR P/ MIM ESTOU FAZENDO TRATAMENTO CONTRA GORDURA NO FÍGADO E TIREI ALGUMAS DÚVIDAS.

Anônimo disse...

olá doutor... tenho 15 anos e estava pesquisando sobre a gordura no figado para minha vó, então achei o seu blog, ela ficou muito feliz porque as frutas que ela gosta fazem bem ao fígado... e eu vou começar a cuidar do muito bem do meu fígado agradeço a Deus por existir um médico igual ao senhor, que da explicação aos pacientes... obrigado!

Anônimo disse...

Eu tenho esteatose hepática seu artigo me ajudou muito. obrigada.

Vasconcellos disse...

Uau. Amei seu artigo. Principalmente que tenho a Doença de Caroli do fígado, e nunca imaginei q as lombrigas ia parar la. Parabéns