Tumores benignos do fígado (cisto hepático e hemangioma cavernoso)

José Carlos Ferraz da Fonseca

Médico especialista em Doenças do Fígado (Hepatologia)


Imagem revelando inúmeros cistos hepático (fígado policistico). A imagem aqui postada encontra-se disponivel no blog ciencia-atual.blogspot.com/2008_10_01_archive...







Imagem do fígado revelando inúmeros cistos hepático (setas amarelas).
A foto foi obtida no site medicine.medscape.com/article453831-diagnosis







Imagem revelando a presença de um grande cisto hepático (setas amarelas). Podemos observar a vesícula biliar (seta branca) e parte do lobo direito e esquerdo do figado (setas verdes).Foto obtida livremente no site www.liver.co.uk/cystic-disease.hmtl (Professor Nariman Karanjia MS FRCS)






Imagem do fígado revelando lesão única avermelhada (setas ), caracterizando o hemangioma cavernoso. A imagem aqui postada encontra-se disponível livremente (free) no site da Universidade de Yowa (http://www.vh.org), desde que seja postada para fins educativo



Imagem (tomografia computadorizada)  revelando a presença de um grande cisto hepático (setas vermelhas). A foto aqui postada pertence ao arquivo do editor deste blog







Entre os tumores comuns e benignos do fígado, dois tipos preocupam muito mais os pacientes do que os médicos. Na minha experiência e revisando um total de 264 casos de tumores ou falsos-tumores benignos do fígado, observei que o primeiro e mais freqüente seria o cisto hepático simples ou múltiplo (espécie de tumor, cheio de líquido ou de outras substâncias anormais e que se forma acidentalmente); o segundo, o hemangioma cavernoso (espécie de tumor com vasos sanguíneos). Habitualmente, esses tumores são diagnosticados acidentalmente em exames de imagem (ultra-sonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética) ou através de cirurgias exploradoras.


Caro leitor, feita a apresentação dos dois tumores do fígado, é-me altamente benéfico esclarecer algumas ou várias dúvidas que martelam e preocupam quem as tem.

Com relação ao cisto simples ou múltiplo do fígado, este é o mais freqüente em minha clínica diária e o considero como um falso tumor. Este cisto se caracteriza por ter uma parede fina, geralmente localizado na superfície do fígado, contendo um líquido claro. Pode se localizar em qualquer parte do fígado e é único em 85% dos casos. A ultra-sonografia é o melhor método no seu diagnóstico, sendo superior a tomografia e ressonância magnética.

Uma grande parte dos pacientes não apresenta qualquer tipo de queixas e os exames laboratoriais (sangue) relacionados com a função do fígado estão normais. Por outro lado, um pequeno número de portadores de cisto hepático, menos que 10%, se queixam de dores abdominais, desconforto e sensação de peso, principalmente no lado direito do abdome, geralmente abaixo das costelas correspondentes. Em decorrência do aumento destes cistos no fígado, esses cistos podem comprimir a vesícula biliar e obstruir a passagem da bile (substância amarelo-esverdeada secretada pelo fígado), provocando o aparecimento de icterícia (olhos e pele amarela). Todavia, isto ocorre com uma frequência mínima. Não existe qualquer tipo de droga que provoque diminuição ou desaparecimento destes cistos no fígado.

Raramente ocorre algum tipo de complicação mais grave com a presença de cistos no fígado. O único problema é que tais cistos podem aumentar consideravelmente de tamanho com o passar do tempo, 10-30 anos desde o diagnóstico, e pode ocorrer que o paciente apresente muita dor abdominal por compressão de outros órgãos contidos na cavidade do abdome. Se tal fato ocorrer, existiria indicação de procedimento cirúrgico.

Todo paciente portador de cisto hepático único ou múltiplo deve ser mantido em observação periódica, com seguimento orientado por ultra-sonografia. Felizmente e até o presente momento, nenhum paciente de minha clínica particular teve necessidade de submeter-se a qualquer cirurgia para remoção dos cistos (fenestração), sejam superficiais ou profundos.

O segundo tipo de tumor mais comum em minha casuística é o hemangioma cavernoso hepático (tumor vascularizado). Geralmente, o diagnóstico ocorre assim: ao realizar uma ultra-sonografia de rotina ou por outro motivo médico, uma pessoa se surpreende com a sugestão do laudo da presença de hemangioma no fígado. O diagnóstico de hemangioma só é confirmado pelo eco-dopller colorido (exame ultrasonográfico mais moderno), pela tomografia computadorizada ou pela ressonância magnética. Como o diagnóstico dar-se-ia através de achados acidentais por exames de imagem, subentende-se que a maioria dos pacientes não apresenta qualquer tipo de queixa. Em geral, os portadores de hemangioma hepático, mais freqüente em adultos, são totalmente assintomáticos. O hemangioma tem dimensões pequenas, menos que 5 cm, e localiza-se na maioria dos casos no lobo direito do fígado, bem próximo da superfície do fígado. Quando sintomáticos, os pacientes geralmente se queixam de dores na chamada boca do estomago (abdome superior) ou sensação de peso no lado direito do abdome (área correspondente à localização do fígado).

Em crianças, o quadro pode ser mais grave, inclusive com ruptura espontânea deste tumor e aparecimento de icterícia (olhos e pele amarela) por obstrução das vias biliares. Durante a gravidez, pode ocorrer crescimento ocasional deste tipo de tumor. Pacientes portadores desses tumores no fígado devem tomar cuidados com traumas na região abdominal. Solicito sempre de meus pacientes portadores de hemangioma e pertencentes ao sexo masculino que evitem jogar futebol ou praticar lutas orientais.

O tratamento do hemangioma depende do seu tamanho, de sua localização, dos sintomas ou sinais e do risco de remoção cirúrgica. Só existe indicação cirúrgica se tal tumor for volumoso por demais e comprimir outros órgãos. A base do tratamento é apenas manter o paciente em observação médica periódica através de exames de imagem. Existem relatos na literatura médica da remissão espontânea desses tumores.

153 comentários:

Anônimo disse...

Foi muito tranquilizante ler esta materia - Tumores benignos do fígado (cisto hepático e hemangioma cavernoso)- Agradeço ao Dr. José Carlos F. Fonseca pela informação clara e objetiva e esclarecetora, sabendo agora que é algo simples que tenho.

elizete disse...

muito interessante esse relato facil de entender mesmo para quem é da área e está passando por essa situação como eu ... vou fazer a tomo ( após acompanhamento anual di cisto) e depois volto para uma segunda leitura mais esclarecedora.. muito obrigada, elizete

Rita Velosa disse...

Dr.José Carlos:
O senhor é um anjo bom!
Peguei agora o resultado de meu ultrassom de abdomem e me apavorei ao ler que foi detectado um cisto no meu fígado.Já logo pensei no pior pois meu marido está com cancêr no fígado e minha irmã no abdomem.Já logo comecei a me incluir na lista.Apavorei!!!
Mas daí vim para a internet, minha amiga de todas as horas, onde sempre acho respostas para tudo e achei seu blog.Marquei retorno no médico para amanhã mas pelo menos vou dormir tranquila esta noite.Obrigada doutor por ter feito esse blog que muito me ajudou.Obrigada anjo bom!

Li‼ disse...

Oi doutor foi de grande esclarecimento essa sua materia sobre hemangionas e cisto hepaticos porque realmente pra quem tem isso jamais pensa coisa boa..

Unknown disse...

Vanessa

Nossa achei que estava louca pois tenho um Nódulo no figado e sinto dores na boca do estomago que se espalha para toda a parte do abdomen principalmente na região do fígado.O médico me disse que esse tipo de nodulo não tinha sintomas.Ufa,agora é esperar o resultado da tomografia. Muito obrigada...

Anônimo disse...

Olá Dr. José Carlos.
Obrigado pela explanação de forma simples e inteligível.
Que alívio foi encontrar uma resposta sobre o meu problema.
Obrigado

Unknown disse...

Obrigado,Dr José Carlos por tirar minha dúvida de uma maneira tão simples e uma linguagem inteligen-
te e clara parabens!
juvenil santos rodrigues

Unknown disse...

Aao dr. José Carlos pela matéria, tudo muito bem claro! Tenho um cisto no fígado e logo que recebi o resultado do exame também me apavorei, agora estou tranquila!
Margarets SSA, 19/07/09

ester disse...

Doutor,obrigado pela idéia do seu blog pois pude saber que meu pai esta bem ,que esse cisto hepático ñ é grave guando vi o exame e o diagnóstico fiquei preoculpada mais seu esclarecimento sobre isso me aliviou muito obrigada tenho certeza que meu velhinho(meu pai)ainda vai viver muito que Deus lhe de em dobro essa bondade de esclarecer dúvidas fique na paz


o
t

Unknown disse...

Acabei de voltar da clínica com o resultado de uma ressonância magnética que acusou um cisto simples no fígado.
Vim tão deprimido com a descoberta que devo ter furado uns dois sinais vermelhos.
Entrei na web e achei este blog esclarecedor.
Como eu tinha retorno marcado no médico sómente para daqui a cinco dias, com certeza, iria passar alguns dias apavorado.
Que Deus te abençoe, Dr. Carlos!

Unknown disse...

Obrigada Dr. eu estava muito angustiada apóis ver o resultado de exame de usg de minha mãe, pois o diagnóstico foi de cisto de fígado e tirei todas as minhas dúvidas apesar de ser academica de enfermagem, as dúvidas são muitas e consegui entender tudo ,obrigada!!!!!

bruna disse...

ola foi para mim muito esclarecedor ler toda esta informacao pois a minha mae tem dois cistos no figado e muitas dores e ela pensa que tem algo de mais grave, no entanto ao ler esta pagina estou mais tranquila pois tambem estava apavorada com a ideia de uma doenca mais grave...obrigado doutor e as melhoras para todos os doentes abraco e muita forca

Anônimo disse...

Foi um grande alívio ler essa matéria, pois minha mãe foi diagnosticada com um cisto no fígado ontem e nós estávamos apavoradas, eu e minhas irmãs, nosso pai morreu de cirrose à dois anos, e todas as lembranças vieram a tona na hora...Muito obrigada pelos esclarecimentos.

Priscila Diniz disse...

Doutor, minha mãe acabou de pegar um exame de ultra-som e foi detctado um cisto no figado e logo ficou aprensiva. Com isso entrei na internet pra pesquisar e esclarecer a ela o que realmente era. Achei seu artigo sobre o assunto e pude explicar a ela que não era nada muito sério, tendo o acompanhamnte do médico com frequência. Obrigada desde já.

Anônimo disse...

MUITO OBRIGADO DR FIQUEI MUITO TRANQUILA DEPOIS QUE LI SUAS EXPLICAÇÕES. VALEU!

Anônimo disse...

Anônimo elogia.
Esta matéria sobre o cisto hepatico,tranquiliza aqueles que tem o dito cujo.Obrigada Dr. José Carlos pela informação simples mas objetiva e esclarecedora. Abraços
29/10/2009 Uberlandia.

Unknown disse...

ola foi de grande ajuda essa materia, sobri o cisto no figado, minha mae fez uma resonancia magnetica e deu cisto, fiquei muito triste, mas agora to melhor, bem aliviada . em saber que ela vai passar mais tempo com nosco. obrigada

Anônimo disse...

Muito obrigada pelos esclarecimentos. Identifiquei-me com o sentimento de vários que comentaram. A medicina precisa de mais médicos como vc.

Anônimo disse...

Ola Dr.muito obrigado pelo blog,fiz os exames de rotina e foi detectado suspeita de cisto no figado,mas lendo as suas explicações ja estou mais tranquilo.

Vanessa disse...

Obrigada Doutor,

Esclareceu todas as minhas dúvidas. Achei que iria morrer aos 30 anos e estava muito angustiada com tudo isso. Só depois que li sua matéria fiquei ciente do problema e hiper tranquila.
Que Deus o abençoe.

Vanessa

Anônimo disse...

Muito obrigada pelos esclarecimentos; estava muito nervosa e agora estou mais tranquila.

Anônimo disse...

Olá Dr.
Tenho lido todas as suas matérias, pelo que agradeço por toda s sua informação e esclarecimentos.
Tenho sete nódulos no fígado, dois hemangiomas e cico nódulos chamados de hiperplasia nodular focal, o exame, uma ressonância magnética nunca foi visto por um especialista, apenas pelo clínico geral. Aguardo uma consulta com um cirurgião para uma possível cirurgia à vesícula, pois tenho dois nódulos, em que já tem 8mm e o outro mais pequeno, e o meu médico aconselhou a cirurgia, pois há sempre o risco dos nódulos degenerarem. Gostaria muito que abordasse o tema da hiperplasia nodular focal.
Muito obrigada
Márcia Bilelo (Portugal)

esmalte disse...

Acabei de receber o diágnostico do meu utrasson. Apavorada vim pesquisar o que seria cisto hepatico, Que alivio, encontra o seu blog.obrigado Dr.se todos medicos pensasse como o senhor!!!!tudo se tornaria mas fasíl.um grande abraço,da sua mas recente fã maria merces p. santos

Unknown disse...

Dr. Ferraz, que maravilha essa tua palavra positiva, esse sorriso de tanta vida! Um blog que é uma expressao de amor e positividade. Estou com um cisto no figado (assintomàtico) e tantos nos rins. Tava com pavor contido, agora com um "à favor" explicito. Acho que vai dar td certo. Gostaria de poder visità-lo e usar alguma maravilha dessa floresta que pudesse me ajudar a evitar consequencias maiores futuras diante o exposto. A Distancia atrapalha mas nao impede para sempre. Um grande obrigado do meu coraçao.

Beth - Itàlia

Paulin disse...

Olá fico grato pelo exclarecimento das minhas duvidas, pois minha mama tem esse problema e a princípio fiquei muito preocupado, mas agora estou mais tranquilo.

Anônimo disse...

Dr. José Carlos, Muito obrigada pelo esclarecimento. O artigo é de fácil entendimento para leigos. Abs. Ana

Rosana disse...

Olá dr., que alívio vc me deu!!!Fiz um exame que acusou um cisto no fígado. Fiquei deprimida pensando o pior, mas gçs a Deus que existem pessoas boas como o senhor com a boa vontade de esclarecer e ajudar quem precisa. Obrigada

Anônimo disse...

O melhor artigo sobre cisto hepático no mundo da internet. O doutor sabia que em Portugal o senhor é muito famoso? Continue assim...

Anônimo disse...

Este blog tem uma linguagem fácil e, ao mesmo tempo, completa. Obrigada por prestar esses esclarecimentos. Eu tinha dores horríveis na boca do estomago, mas não era gastrite, e sim, hemangioma. Corri para a internet e encontrei todas as respostas para as minhas perguntas mais urgentes. Muito obrigada.

Mariana disse...

Dr. Minha vó chegou com ultra-som e nele dizia que ela tem um cisto no fígado. Ficamos muito preocupados, mas logo vim procurar algo na internet que esclarece nossas duvidas! Graças a Deus eu pude encontrar seu Blog, e nele contém todas as informações que precisavamos. Muito obrigada Dr.Que você continue ajudando muitas pessoas a esclarecer suas duvidas.

Tatiana disse...

Dr. Carlos,
Obrigada pelo blog.
Minha mãe tem hemangioma e pensei que fosse um tumor maligno.
Agora estou tranquila!
Mas levarei ela aos exames anuais sempre!
Obrigada e que Deus o abençoe!
Tatiana

Anônimo disse...

Também para mim a leitura deste texto foi tranquilizadora. obrigada
Gabriela

Anônimo disse...

Estou me sentindo muito mais tranquila, á véspera de um feriadão, pego meu resultado e vem esta bomba "hemangiomas". Agora que li, sei que são benignos e fico mais tranquila. Vou passr no médico semana que vem, mas, sem o temor dentro de mim. Fique com Deus e atualize sempre este blog.
Obrigada!!!!

Unknown disse...

ainda me sento insegura e com medo, mas vou tentar ficar tranquila diante ás explicaçôes, mas sempre é dificil lidar com algo estranho no seu organismo.........obrigada sua explicaçâo foi muito boa e fácil entendimento.

Adriana disse...

Boa tarde Dr. Fonseca! Fico feliz por saber que o Sr. existe, pois, hoje (19/05/2010), me bateu uma angústia quando lembrei que meu pai tem hemangiomas, isso porque vi hoje o médico que o diagnosticou em 2007 e até agora não fizemos um retorno. Já tinha feito pesquisas na internet e não tinha visto esse site, somente hoje me deparei com essa maravilha de esclarecimento, e pode ter certeza que minha angústia passou assim que terminei de ler. Saiba q acabei de me tornar sua fã, e se o sr atende-se aqui por Petrolina-PE, com certeza levaria meu pai até o Sr.. Fique com Deus e parabéns pela pessoa de coração tão bom que o Sr. é.

Adriana Siqueira

Anônimo disse...

Muito obrigada,Dr.Fonseca!Suas palavras me trouxeram paz.Acabei de descobrir um hemangioma no fígado,vou ao médico amanhã.Mas muito mais aliviada!Deus te abençou,sempre!

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog.

Anônimo disse...

obrigado por esclarer as pessoas pois quando vamos atraz de respostas geralmente estamos muito aflitas obriagado por ficar mais tranquila ate ir ao médico que Deus te abençoe.

Anônimo disse...

É aconselhavel biópsia nesses casos?

PÁLIDA DE ESPANTO disse...

em ultrasonografia de hoje foram relatados 2 cistos em meu fígado, de 2,2 cm e 1,9cm, além de uma gordurinha.Bem, o médico disse a mesma coisa que o Senhor está dizendo e vou torcer para que se desfaça voluntariamente. Aconselhou-me fazer acompanhamento em futuras ultrasonografias, a próxima para daqui a 2 meses. Se não há mais o que fazer além de acompanhar, só resta rezar e relaxar, ainda mais quando dizem que o fígado é o órgão do humor. Grata por sua matéria.

Anônimo disse...

Olá Doutor.

me chamo DJANE,e esse esclarecimento me deixou mais aliviada,tenho uma irmâ que mora em são paulo e ela descobriu num desses exames que você citou que está com cisto,nós pensavamos que seria maligno,mais com seus esclarecimentos eu estou mais aliviada.e mandei o link pra ela lê.

obg doutor Deus te abençoe sempre.

Assç DJANE BARBOSA RIO DE JANEIRO.

Anônimo disse...

Muito importante os esclarecimentos prestados,pois tranquilizam e orientam todos aqueles que recebem um exame alterado desta natureza,antes que se tenha tempo de consultar um especialista.Eliana

Kelly Guerra Barrence disse...

Dr.José Carlos, muito inteligente e facil de entender esta matéria sobre tumores benignos no fígado, pois quando fiz os exames e fiquei sabendo que tinha que operar, fiquei apavorada, mais graças a Deus vou operar com o Prof. doutor William Abrao Saad, no hospital da clinicas, mais ele é um médico muito ocupado e nunca consegui tempo para que ele me explicasse melhor sobre a cirurgia, mais lendo sua matéri sobre o assunto adorei e tirei todas minhas dúvidas, muitissimo Obrigada pela exelente explicação. Kelly Guerra Barrence.

Jacqueline disse...

Dr. Fonseca,é muito bom saber que exstem médicos motivados a ajudar o próximo, a humanização da Medicina é algo de grande necessidade no Brasil. Obrigada por todos os esclarecimentos. Também foi detectado em meu fígado um nódulo compatível com hemangioma na ultrassom que fiz. Já na RM apareceu dois nódulos, o primeiro diagnosticado como hemangioma, só que o segundo detectado, no diagnóstico da RM, diz: hemangioma atípico e tem uma interrogação. Não entendi já que a RM é um exame mais minuncioso.

Obrigada pelo conforto.

Jacqueline

Anônimo disse...

Caro Dr. Jose Carlos,

Estou mais traquilho depois de ler seu blog, me sinto mais animado sobre os problemas que venho tendo "hemangiomas". Agora sei que são benignos. Semana que vem tenho Radiologia e com certeza vou tranquilho sabendo oque irei encarar.

Obrigado, abracos.

Andre Chemello (Köln, Alemanha)

Rosana disse...

Caro Dr José Carlos,

Foi muito esclarecedor o artigo que acabo de ler. O sr. está de parabéns, numa linguagem acessível a nós "pedestres", pude compreender, em parte, as imagens em minha encontradas.
Estou mais tranquila agora, e mais preparada para compreender meu médico.

Anônimo disse...

Olá Dr. José Carlos.
Agradeço de coração essa sua iniciativa de nos informar sobre os tumores e cistos do fígado. Soube em uma ultra de rotina que tenho um cisto medindo 1,5cm, fiquei com medo e vim para a net, graças a Deus que encontrei essa matéria! Deus continue a te abençoar! Abs

Anônimo disse...

Dr Jose Carlos, muito obrigada por esta grande contribuição nas minhas preocupações, foi diagnosticado um cisto hepático na ultima ultrason. fiquei apavorada, hoje me sinto tranquila depois da sua explicação. Que Deus continue lhe usando para ajudar muita genmte.

Anônimo disse...

Tenho 76 anos. Com o resultado dos exames em mãos, fiquei sabendo que tenho um cisto no lado esquerdo do fígado medindo 4.9 x 4,7 cm. Achei que este era o começo do fim, mas, estou agora tranquilo graças à sua orientação. Continuarei com meu médico em quem confio. Obrigado.

Bertin disse...

Tenho 76 anos. Com o resultado dos exames em mãos, fiquei sabendo que tenho um cisto no lado esquerdo do fígado medindo 4.9 x 4,7 cm. Achei que este era o começo do fim, mas, estou agora tranquilo graças à sua orientação. Continuarei com meu médico em quem confio. Obrigado.

Jeferson disse...

Prezado Dr. Ferraz da Fonseca,

Muitíssimo interessante as suas informações/esclarecimentos a respeito de cistos no fígado. Um médico, tal qual um Bodisatva, vem ao mundo para aliviar o sofrimento dos seres sencientes, e isso o Sr. faz muito bem com os seus esclarecimentos, os quais complementam a clínica do seu dia a dia. Sendo um homem da Amazônia, é possível pensar que o seu contato direto com a mãe natureza tenha lhe dado aspirações de bondade que vão além das dos seres comuns.
Fico-lhe grato.
Jeferson - Curitiba-PR (jefcardoso@hotmail.com)

Anônimo disse...

Obrigada Dr.Por ser tão esclarecedor, e ter tido consideração com as pessoas.
Parabéns
Ana

Unknown disse...

sei que tenho um nodulo hepatico no figado, fiz exame de ultrassom abdominal e endoscopia, estou aguardando ficarem prontos, não sei se é ou não benigno mas me sinto mais tranquila qto as explicações lidas. Muito obrigada!

Cristiane disse...

Olá Doutor Fonseca! Agradeço imensamente pelo esclarecimento em linguagem fácil, de maneira que nós, leigos possamos entender. Ontem fiz usg e foram encontrados dois nódulos no fígado... ainda não retornei ao médico, mas na conclusão está escrito como possibilidade de ser hemangiomas. Fiquei um tanto preocupada, mas após ler suas explicações, me tranquilizei. Muito obrigada! Que Deus o abençoe!

Anônimo disse...

Obrigada doutor, o senhor salvou o meu dia; atraves do ultra son e tomografia foi detectado no meu figado cisto hepatico de 8mm.,eu fiquei apavorada, pois o retorno ao medico é somente para o final do proximo mes. Deus lhe pague pelo esclarecimento. Marcia-Belo Horizonte.

Unknown disse...

MARCIA

DOUTOR FIQUEI MAIS TRANQUILA COM SUA EXPLICAÇAO, TENHO UM HEMAGIOMA JA HA 4 ANOS E ELE ESTA AUMENTANDO DE TAMANHO ESTOU FAZENDO ACOMPANHAMENTO DE ANO EM ANO. OBRIGADO PELA SUA INFORMAÇAO, QUE DEUS TE ILUNINE SEMPRE.

Anônimo disse...

vc e o caraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Valeriana disse...

Valeriana,

Dr. Jose Carlos, que Deus te abençõe mais e mais, meu pai fez uma ultrasom e descobriu cistos no fígado, fiquei muito nervosa e graças a Deus depois desta leitura, estou mais aliviada...Abraços e muito sucesso!!!

Maria disse...

Muito boa sua matéria..
Obrigado por tranquilizar-nos !

Unknown disse...

Como tantos depoimentos que li nesta página, meu caso não foi diferente, tb descobri por acaso meu tumor, chorei dois dias sem parar, achei que ia morrer, até fazer todos os exames, mas buscar informações e ler todos os depoimentos foi o que me ajudou a superar este momento.
Que Deus permita existir mais pessoas no mundo como Sr. José Carlos, que mesmo distante e sem saber, ajuda muitas pessoas todos os dias.
Hoje tenho serenidade para enfrentar tudo o que vier pela frente, baseado em tudo o que li aqui.
Sensibilidade e carinho nas palavras foi deste modo que este site me ajudou.
Muito obrigada, muita saúde a todos e força, pq Deus é a força superior que nos move a cada dia

Camila disse...

Obrigada, sou mais uma pessoa a quem sua matéria trouxe alívio. Nada como um profissional com disposição para fazer seu trabalho com "algo mais" que o trivial, que seria atender seus pacientes, receber por isso e sentir que sua obrigação foi cumprida. Muita saúde para voce Doutor.

Anônimo disse...

Peguei o diagnóstico sai da clínica e vim chorando até em casa, pensando quanto tempo ainda me restaria de vida e o que faria nesse curto espaço de tempo. marquei médico com urgência e foi ler esse maravilhoso artigo na internet.Ufa!!! Que alívio!!!! Obrigada pelas preciosas informações acerca da doença...

Anônimo disse...

Rita SP

Muito obrigada pelas informações, vejo que pelos depoimentos as pessoas nos dias de hoje são mais esclarecidas do que antes e isso é muito bom para não deixarmos os conhecimentos apenas nas mãos dos doutores. me aliviou, valeu.

Anônimo disse...

caDr. José Carlos, parabéns pela clareza em explicar tao bem o assunto abordado. tanto o medico que tinha realizado a ultrason, qto a médica gastro, tinha falando a mesma linguagem, porém vc foi de uma clareza estupenda. \parabens! precisamos de médicos assim, com a sua competencia! um abraço.

Anônimo disse...

Parabéns doutor pelo blog, sinto aliviada pois descobri que tenho Hemagioma, fiqui muito preocupada e triste, resolvi pesquisar na net,e agora consigo respirar melhor agora srsrsr, que Deus te abençõe!

kajuh =D disse...

após sentir dores abdominais, enjôos, empachamento, fiz uma ultrassonografia onde foi observado que tenho dois cistos de 1,2 e 1,8cm³. Já estava bem preocupada, mas lendo o blog, fiquei um pouco mais tranquila, obrigada!

Líbero disse...

Dr. José Carlos F. Fonseca, importante e tranquilizante as informações. Agradeço muito pela matéria. Quiça houvesse outros profissionais de tão alto nível, com espirito de não só transferir conhecimento mas levar esclarecimentos a tantos quanto necessitam.

Obrigado

Céu Arder disse...

Que interessante!

Acabo de eoncontrar uma vizinha, com cara de desesperada, que me referenciou um exame que fez, ter dado cisto no fígado... Disse-lhe que ia pesquisar, mas, de antemão tranquilizei-a, mesmo sem saber se era algo grave ou não. Eis que na minha primeira busca encontro estes esclarecimentos, dignos de um filho de Deus "escolhido", pois, a maioria dos médicos, infelizmente, só pensam no bem estar monetário que pode advir de suas consultas e coisas afins...

Bendito seja, dr. Fonseca!

Anônimo disse...

Para mim a leitura deste texto foi tranquilizadora. Muito obrigada!!!!!!!!

Anônimo disse...

o senhor e um anjo bom,que esta nesta mundo utilizando se do dom da medicina que o senhor lhe concedeu, para realizar a caridade.o senhor nao tem ideia do bem que me fez nesta manha,mas Deus que tudo ve te recompensara.continue assim essa alma boa e Deus que esta no ceu te abencoara sempre.obrigado nesta dia de hoje me fazer voltar a sorrir.saude e paz e que eu desejo a voce.28-07-2011

Luciceli disse...

dr:josé caros obrigada pela explicação simples e esclarecedora lendo seu blog me despreocupei.Os pesquisadores deveriam pesquisar e descobrir um remedio para estes cistos.Um abraço.

Celina Alves disse...

Dr. seu artigo me deixou mais tranquila e confiante , Deus abençoe sua vida.

Anônimo disse...

Que Deus te abençoe muitíssimo Doutor. Eu também fui contemplada pela sua explanação e posso aguardar tranquila para ir ao médico.

Anônimo disse...

Dr. Como é maravilhoso as criações e os dons que Deus dá às pessoas como vc,com essa capacidade de visão, criar um blog esclarecedor ! Para que, pessoas como eu, leigas, pudessem se tranquilizar com tal diagnóstico. Pois muitos doutores não falam muito, nos deixando apreensivos, preocupados. Amei seu artigo sobre o fígado e suas doenças.
Deus o abençoe, sucesso em sua carreira e em sua vida!!! Muito obrigada!

Eliane Guedes disse...

Bom e grande médico,um anjo que DEUS colocou em nossas vidas!Quero agradecer pelo esclarecimento sobre o hemangiona,pois recebi um diagnóstico e fiquei apavorada,mas agora estou tranquila!Estou fazendo todos os exames para verificação mais precisa.

um grande abraço!

Kate Macedo disse...

Ontem fiz uma ultrassonografia, devido a um check up, e no laudo veio a sugestão de hemangiona. Muito obrigada pela postagem esclarecedora e objetiva!!!

Martinha disse...

Matéria tranquilizadora...
Parabéns!

Anônimo disse...

Peguei o resultado do meu ultrassom há 1 hora. Fiquei super preocupada pq conta que eu tenho um cisto de 1,9cm no lobo direito. Após ler seus esclarecimentos fiquei tranquila. Adorei seu blog.
Sônia

Anônimo disse...

Obrigada Doutor...apesar de já ter ido ao médic para analisar o meu caso, porém, fiquei muito mais tranquila lendo sua explanação sobre o hemangioma...Muito obrigada e que Jesus lhe abençoe ricamente.

Anônimo disse...

foi muito tranquilizante ler esta matéria,pois estava desesperada com o resultado de minha uts,mas graças a Deus existe pessoas maravilhosa como o DrJosé Carlos.Que Deus o abençoe!!! Edvana.Uberaba-MG.

Luciano Santos disse...

Fiquei mais tranquilo com suas explicações sobre os cistos hepáticos. Minha mãe fez u procedimento de "esvaziamneto" de dois cistos(10 e 07 cm). Um estava repleto de pus. Teve que ficar com cateter e ainda está internada com antibioticoterapia (14 dias hoje), ela emagreceu muito mas acho q ta tudo bem agora. Fico com medo de acontecer de novo. Qual o melhor exame para acompanhamento?

Coisas disse...

Mt obrigada;
Esclareceu muitas das minhas duvidas e ate mesmo o que eu tinha medo de ser uma coisa grave.Semana passada peguei meu resultado de ultrassonografia e na conclusão estava escrito : Imagem ecogenica localizada entre o segmento II e IV (hemangioma e alargamento do ligamento falciforme) Porem qe estou um pouco tranquila e amanha é meu retorno com o doutor.

Coisas disse...

Muito Obrigada por sua matéria.Me acalmou ler tudo isso agora.
Semana passada peguei o resultado da ultrossonografia e na conclusão falava sobre imagem ecogenica localizada no segmento II e IV ( hemangioma e alargamento do ligamento falciforme)
Fiquei preocupada qd pesquizei e li falando de tumor.. mas agora estou um pouco mais calma.. e graças a Deus amanha eh meu retorno ao medico.
Obrigada de coração!

Anônimo disse...

obrigado por me exclarecer pois faz dois dias que descobrir que tenho um nodulo no figado apesar de sentir dores no abdomem e um desconforto na costela estou mas aliviada pelo que agora sei.


Deus te abençoe

Glacy disse...

O meu nome é Glacy,muito obrigada!Doutor, que Deus lhe abençoe,pois no exame que fiz, constatou que estou c/ esse problema no figado, eu só faltei morrer antes da hora mas,agora eu estou mais tranquila.

Unknown disse...

Agradeço por ter encontrado esse Relatorio. que me ajudou a entender um pouco mais sobre o tumor ,.

rita jussara disse...

oi doutor foi ak na net que tomei coragem.pois num exame de rotina minha querida mãe descobriu que tava com um cisto no figado.
fiquei muito procupada ak no seu blog encontrei um pouco de alivio.que deus lhe abençoe

Mada disse...

Graças a Deus que exitem pessoas como o senhor para nos acalmar, eu estava muito preoculpada depois que fiz minha ultra som.
Obrigada!!!
Que Deus te abençoe!!!

Anônimo disse...

Prezado Doutor,

agradeço imensamente vossa explanação, meu pai descobriu que possui um cisto de 1,3cm e estávamos todos preocupados. Após essa leitura, encontramos mais coragem para continuar a luta!

Grande abraço e que Deus o abençoe sempre!

Lucas.

Anônimo disse...

Adorei sua explicação..
Acabei de pegar o exame e aí sim quase morri do coração.
Ainda bem que o senhor me deixou mais tranquila, continuarei meus exames, mais tranquila.

Kátia Barros disse...

Dr.
Obrigada pelos esclarecimentos. Agora estou mais tranquila. Confesso que estava a beira de um ataque de nervos...carregando o fardo mais pesado do planeta...
Vou acompanhar regularmente com o médico.

Anônimo disse...

Muito Obrigado Doutor,
Como os outros amigo(as), também fiquei muito preocupado com os exames, mas me tranquilizei ao ler suas explicações.

Grato e sucesso à todos.
José Antonio

mirian disse...

Dr
OBRIGADAPOR ESCLARECER ESTE TIPO DE TUMOR ESTOU MAS ALIVIADA .
CONFESO QUE CHOREI BASTANTE ANTES DE TER CORAGUEMDE LER ALGUMA MATERIA SOBRE ESSE TIPO DE DOENÇA..

Anônimo disse...

OBRIGADA DR. JOSÉ E OBRIGADA DEUS.........

Gal disse...

Ler este artigo, foi um tanto esclarecedor. E agradeço por isso! Mas ainda tenho muitas dúvidas. Se eu as postar aqui, o Dr. as esclarece?
Muito obrigada!

livo disse...

Livo
Obrigado Doutor por clarear minha vida e minha mente , peguei este tipo de resultado no exame de minha mãe mundo caiu, mas graça a voçe estou tranquilo , que deus o ilumine hoje e sempre.

Anônimo disse...

Obrigado Senhor é um anjo

Anônimo disse...

Obrigada pelas informações, acabei de saber que meu irmão Mauro, tem um hemangioma no fígado e seu artigo serviu para me tranquilizar um pouco. Mais uma vez obrigada!
Iara

mase disse...

Obrigado Doutor, Estou muito aliviada com esta matéria, meu namorado tem um cisto simples de líquido e eu achei que fosse um fim de mundo...

faby disse...

Hoje fiz um ultrasson e hemangioma hepatico,engraçado q poucas pessoas dizem q tem sintomas e sinto muito enjoo,ansia,meu abdome incha e diveis em qdo tenho diarreia com gases na hora q vou evacuar minha barriga doi. vou levar o resultado pro medico e fiz tambem exame de sangue espero em deus q não seja nada. Gta

Anônimo disse...

Geralmente ficamos receoso de procurar respostas na internet para resultados de exames, dada a quantidade e as mais variadas respostas. Neste cado, só tenho a agradecer ao Doutor, pela clareza das respostas, de fácil entendimento e o mais importante: Extremamente esclarecedor, o que afastou por completo, o pânico que estávamos sentindo. Muito obrigado.

Claudio P. Ribeiro disse...

Doutor, como eu gostaria que existissem em nosso planeta outros médicos que nos esclarecessem da forma como o senhor esclarece em seu blog, o que faz com que as pessoas fiquem bem mais tranquilas. Continue sendo esta pessoa iluminada por DEUS. Um grande abraço. Claudio P. Ribeiro, São Paulo

Anônimo disse...

obrigada pela clareza de seu blog quanto ao esclarecimento de hemangioma, pois ja estava com muito medo.Obrigada por sua boa vontande de esclarecer sem cobrar uma consulta, coisa nao muito comum nos dias de hoje. DEUS ABENÇOE TODOS OS SEUS DIAS

blog disse...

Fico sempre pesquisando na internet sobre doenças e resultados de exames.
Fiz uma ultrassonografia de abdome total e deu o resultado de nódulo sólido sugerindo hemangioma,medindo 1,8cm x 1,6cm.
Apesar da médica ter me tranquilizado no momento, voltei apreensiva para casa achando que se tratava de um câncer.
O primeiro site que abri,por sorte, foi o seu e quero te desejar todas as bençãos de Deus para a sua vida e a de sua família por ter escrito e esclarecido tudo sobre esse nódulo.
É muito importante o paciente se sentir assim quando recebe o resultado de um exame.
Me pediram uma ressonância magnética e já vou fazer mais tranquila.
Obrigada,Dr! DEUS O ABENÇOE.

JPBP disse...

Obrigado Doutor por sua iniciativa e sensíbilidade.

LUIZ disse...

Hoje recebi email com resultado de exame ultra-som abdominal no qual foi observado um cisto de 2 cm
Fiquei muito preocupado por não saber o que era, mas após a leitura do seu artigo estou mais esclarecido e tranquilo. Vou seguir com exames de rotina.
Obrigado e desejo que siga seu trabalho fazendo sempre o bem e trazendo luz a seus leitores

Eliana disse...

Há cerca de uns 10 dias não consigo dormir tranquilamente, pois descobri durante uma ultrassonografia de rotina um nódulo no fígado. O médico me pediu alguns exames que já realizei e estou no aguardo dos resultados. Estou tão aflita e ansiosa que passei até a sentir um certo desconforto na região do fígado, sendo que antes de saber da existência desse nódulo, nunca senti nada. A matéria me ajudou muito pois fiquei mais tranquila. Obrigada.

michelle disse...

Parabens doutor jose carlos pelo esclarecimento vou dormir mais tranquila deus te abençoe e ilumine tua vida:

Anônimo disse...

Deus te abençoe muito Dt. Médicos são anjos na terra.
Simplesmente como muitos comentaram em seu blog, o senhor me aliviou muito, meu pai tem 60 anos e sentiu uma dor nas costas deu pedra nos rins e apareceu um cisto de 3 cm na ultra-som, ele vai fazer uma tumografia com contraste e estou orando para ser apenas mais um desses casos comentados pelo senhor. Ele não sente nenhum desconforto abdominal.

Anônimo disse...

Excelente artigo. Fiz uma tomografia ontem e apareceu: Lesão focal Arredondada com atenuação media líquida, localizadano seguimento VII/VIII medindo 0.9cm (cisto). O seu artigo me tranquilizou até que eu leve o exame ao médico. Obrigado.

Marcia Lopes disse...

Meu irmão pediu para q visse seu resultado do exame de tomo abdomen, fiquei apreensiva qdo li hemangiona no fígado. Entrei na internet e li sua matéria. Fiquei tranquila ao saber que não é tão grave mas q é preciso ficar atento. Obrigada doutor.Fique com Deus.

Geraldo Moura disse...

Fiz uma ultrasson ontem e constatou um Cisto Hepático, no segmento III, com 1,4cm, fiquei um pouco preocupado, mas agora esclarecido, já me sinto mais aliviado, mas quero Parabenizar o dr. José Carlos, que de uma maneira simples e objetiva, me mostrou o que está ocorrendo, que Deus te abençoe. Abç Geraldo Moura

maria jose disse...

MARIA JOSE

Dr.josé carlos:

Recebi hoje que estou com suspeita de um hemangioma no figado, e fiquei com medo, mais agora estou mais tranquila depois do seu esclarecimento. Que DEUS o abençoi um grande abraço

Anônimo disse...

Dr. Carlos obrigada pelo esclarecimento por que tbm estou passando por isso e estou mt feliz de poder saber um pouco mais sobre isso

Anônimo disse...

Dr. José Carlos
Fiz os meus exames de rotina e foi diagnosticado cancer de mama e me assustei ainda mais qdo no ultrasom do abdomem foi constatado no fígado um cisto hepa
tico de 7,2x6,6cm. Meu médico disse para eu me preocupar apenas com a mama. Voltei apavorada, e entrei na internet encontrei esse site que me tranquilizei. Muito obrigado pelo seu carinho e disponibilidade de com o modo claro de ajudar a todos. Deus o abençoe.

Anônimo disse...

Doutor, Deus te abençoe¡ me tranquilizou demais...

Anônimo disse...

Parabéns pela sua competência e ajuda ao próximo. Me tranquilizou muito saber sobre o assunto já que eu também como outros estou com um nódulo no fígado e sofro muito com dores na boca do estômago e dor nas costelas. Pensei que era só eu, não ví ninguém falando de inchaço, mas a minha barriga incha muito e eu fico parecendo que estou grávida. Solicitei outros exames para investigar se nao tenho mais alguns probleminhas. Abraço e muito obrigada.

Unknown disse...

oi sou isabel .meu marido tem um nódulo no figado .fiquei apavorada mas agora com suas explicações estou mais tranquila.
adorei seu blog parabéns.e q DEUS O Abençõe.

Unknown disse...

oi estou bem mais tranquila depois de ler sua matéria .foi muito bom poder entender um pouquinho a respeito do hemangioma.parabéns pelo blog.

Anônimo disse...

Quero agradecer ao Dr. pelos esclarecimentos. Faço coro aos outros colegas, tambem descobri um cisto no figado e atraves da tomografia indicou um hemangioma, só que gigante, com 7,8 - 8,5, 6 cm. Vou levar o resultado ao médico, mas estou muito mais tranquila. Lembrei que minha avó tem o mesmo problema e ela está com 85 anos e muita vitalidade!!! Então existe um bom prognóstico. Sucesso a todos e um abraço.

Anônimo disse...

Dr. Jose Carlos,
Obrigada pela informacao.Estou tranquila agora.E' claro q pegamos o resultado do exame e viemos direto no google!!!Gracas a Deus encontrei essa pag.!!!!
Mas claro ,levarei o resultado para meu medico,porem,sem grandes preocupacoes!!
Obrigada!

Lucas / São Paulo disse...

Bom dia, Dr. Sou mais um a elogiar sua publicação. Na ressonância magnética de minha esposa houve uma pequena alteração e ficamos preocupados. Foi um grande alívio ler sua matéria.

neuza fagundes disse...

Cheguei do laboratorio há poucos minutos pensando em como aproveitar o tempo que me restava de vida, se contava para minha filha ou não. A ecografia mostra pelo menos 04 cistos simples, de tamanhos variados, o maior c/2,1cm. E após esta leitura eu estou chorando, mas é de alívio. Obrigada. Neuza

Anônimo disse...

Matéria esclarecedora. Obrigada Dr. Sandra

Marlean disse...

ufa! agora estou mais tranquila, acabei de fazer um ultrassom do abdomem e me deparo com esse diagnostico, fiquei apavorada, mas agora estou mais tranquila, considerando que sou professora de ginastica coletiva e trabalho muito com meu abdomem, isso pode prejudicar? um abraço

Anônimo disse...

Dr. Quero lhe agradecer pela forma que explana sobre os hemangiomas no fígado,uma leitura para tirar qualquer duvida da cabeça das pessoas,estou muito feliz por ter compreendido tudo,e acima de tudo poder dizer estou bem,muito obrigado. Sei que preciso estar esperto mas com o coração cheio de alegria ,mas uma vez muito obrigado pela simplicidade no linguajar,e disto que o povo precisa.PARABENS.

Anônimo disse...

Também fiquei assustada ao me deparar com a imagem num exame de rotina. O especialista solicitou uma ressonância para melhor análise da imagem. Mas após ler esta pequena matéria, fiquei mais tranquila.
Obrigada pelo esclarecimento!

Anônimo disse...


Foi muito tranquilizante ler esta materia - Tumores benignos do fígado (cisto hepático e hemangioma cavernoso)- Agradeço ao Dr. José Carlos F. Fonseca pela informação clara e objetiva e esclarecetora, sabendo agora que é algo simples. Muito obrigada mesmo.

Anônimo disse...


Foi muito tranquilizante ler esta materia - Tumores benignos do fígado (cisto hepático e hemangioma cavernoso)- Agradeço ao Dr. José Carlos F. Fonseca pela informação clara e objetiva e esclarecetora, sabendo agora que é algo simples. Obrigada e que Deus te abençoe.

Anônimo disse...

Dr. So tenho a lhe agradecer, antes de pesquisar Deus ja havia tocado em meu coracao, mas somos humanos, precisava entender, mais uma vez muito obrigada pelos esclarecimentos.

Anônimo disse...

muito boa essa explicacao... deu pra entender direitinho.obrigado Dr

Claudio Cabral disse...

Foi muito tranquilizante ler esta materia - Tumores benignos do fígado (cisto hepático Agradeço ao Dr. José Carlos F. Fonseca pela informação clara e objetiva e esclarecetora, sabendo agora que é algo simples que tenho.
Obrigado.

Unknown disse...

Drº José Carlos, minhas mais sinceras gratidão! Me tranquilizou do resultado do fígado cisto hepatico tenho dores abdominal, estômago enfim, ainda bem que existem pessoas como deuses do remédio para trazer de volta o sorriso das pessoas, lhe envio orações continue assim FELIZ ANO NOVO. Suelena

Magda disse...

Obrigada Dr.J.Carlos, fiquei aliviada agora ao ler.
abs, Magda

Anônimo disse...

Obrigada Dr.José.Fiz uma ultrassonografia e acusou no lobo direito superior do fígado,um tumor de 9 x7cm.me apavorei,até ler sua matéria.Obrigada dr.Deus lhe abençoe

Unknown disse...

Dr. José, bom dia,

minha ex-esposa me comunicou com certa preocupação que através de um ultrassom teve diagnóstico de um cisto de 4cm no fígado e que iria fazer tomografia computadorizada; após ler seu artigo a tranquilizei mostrando que não se trata de algo grave; obrigado e felicidades.
Gilberto Almeida
São Paulo - SP

Maria da Paixão Mendes disse...

Obrigada, Dr. José Carlos pela matéria esclarecedora sobre cisto no fígado. Meu marido fez exames e detectou alguns cistos no fígado, fiquei mais ou menos preocupada, pois sei que cisto não é muito perigoso, mas deixa a preocupar. Agora estou mais tranquila. DEUS lhe abençõe.

Balonecker disse...

Achei q ia morrer aos 37 anos, por Conta de um hemangiona no fígado, graças à Deus e suas explicações fiquei mais tranquila. Obrigada

Anônimo disse...

Muito obrigado por postar essa matéria que tem me ajudou a entender o que eu tenho. Agora estou mais tranquila com o diagnóstico.

Anônimo disse...

Olá Dr Jose CArlos
tenho um cisto hepático há alguns anos e minha médica diz que não devo me preocupar.
fiquei bem mais tranquila ao ler suas explicações pois todo ano acompanho com ultra som do abdomen total e lá está ele.
é meio grandinho mas tem ficado do mesmo tamanho há algum tempo.
obrigada pelas suas explicações
Márcia

Unknown disse...

Dr.
Muito obrigada pelos esclarecimentos, o senhor é um anjo Deus abençoe infinitamente!
Karina

Benna disse...

Oi Dr. José Carlos, como é bom ter pessoas nesse mundo que se preoculpam com os outros, muito obrigado mesmo! Ontem me apavorei, chorei, já estava olhando prá meu filho achando que não ia vê-lo crescer, estou com cisto hepático simples, mas graça a Deus e ao senhor fiquei mais tranquila.

Anônimo disse...

Muito obrigada. Foi Deus q me fez abrir sua materia Dr. Estava angustiada e chorando, tinha acabado de marcar o gastro. Descobri exatamente como o sr. descreveu, num exame ginecologico de rotina p ver o figado. E parece q o sr leu meu exame, tamanha exatidão. Obrigada pelos esclarecimentos tranquizadores. Vou esperar pela consulta em paz. Deus te abencoe. Vitoria -ES 07/08/14

Josiani Leisi Bosso Moura disse...

Josiani Leisi disse...
Parabéns pelo brilhante trabalho que vem desenvolvendo em sua vida profissional e em especial neste blog.O Sr. Tem ajudado a esclarecer muitas dúvidas e até mesmo confortar as pessoas que realmente tem esse tipo de problema. Que Deus continue a iluminar o seu caminho e lhe traga muitas bençãos, por estar ajudando o próximo.

Anônimo disse...

Soube que estou com um nódulo ecogênico no segmento II no figado (sugestivo de hemangioma). Foi de grande esclarecimento seu blog. Obrigada.

Ludmila Donato disse...

Por mais médicos assim!!

Anônimo disse...

Olá! Dr. José Carlos F.Fonseca.
Muito obrigada!! Foi esclarecedor, fiquei mais tranquila. Deus o abençõe ricamente sua vida e sua profissão, pois não tenho dúvida que a medicina é um dom que Deus concede
a pessoas especiais, pois é a própria mão de Deus.
Abraços! !
Abraços! !

Anônimo disse...

Caro Dr. Jose Carlos F.Fonseca,

Muito obrigada!
Pela sua bondade e desprendimento em ajudar!
Que Deus o proteja e o conserve!
Que Deus o illumine sempre mais!
um beijo,
Leila

MCRamos disse...

Muito obrigada pela sua informação tão simples e objetiva. Acabei de ver meus exames e tenho um hemangioma no fígado. Fiquei bem mais descansada. Grata pelo seu trabalho esclarecedor.

Unknown disse...

Muito obrigada, Dr. José Carlos !!! Hoje é madrugada de sexta para sábado. Peguei hoje o meu exame de ultrassonografia e vi que tenho um cisto no fígado. Como já tive um câncer de mama (do qual já me curei), fiquei apavorada e resolvi pesquisar na internet ... pois só poderei ir ao médico na semana que vem. Foi ótimo ler o seu blog. O Sr. escreve muito bem e explica tudo de forma clara e concisa. Também li os comentários de outras pessoas. Enfim, o Sr. me tranquilizou. Muito obrigada mesmo !!!! Agora vou conseguir dormir mais tranquila. Continue ajudando as pessoas. Que Deus o abençoe. O Sr. é um anjo!!! Um abraço. Claudia

Anônimo disse...

Obrigada Dr. José Carlos.
Estou com hemangioma, e estava muito triste até ler está matéria.
O sr me tirou um peso da alma.

Unknown disse...

Obrigada por sua disposição em ajudar, Dr José Carlos!! Acabei de pegar um laudo de TC que apresentou uma imagem hipodensa, ovalada, de 5mm no fígado. Fiquei tensa, até ler suas informações. Precisa entender muito sobre o assunto pra explicar de maneira clara e concisa, de forma que quem não é da área da saúde possa entender. Que Deus renove suas forças e disposição em socializar seu conhecimento!!!

Cecília Alquezar de Sorocaba SP disse...

Tenho uma filha de 20 anos diagnosticada com um cisto de 1,8. Mas agora fiquei até iluminada de tanta alegria ao ler suas preciosas informações.
Obrigada. Que possa haver em nosso mundo ainda tao comercial pessoas caridosas como o Sr que aliviam as dores da alma com esses esclarecimentos , sem pedir nada em troca. Que Deus de-lhe muita saúde para continuar servindo Em Seu Nome por longa data.