Chocolate amargo, escuro, é bom para pacientes com cirrose hepática?
José Carlos Ferraz da Fonseca
Médico especialista em Doenças do Fígado (Hepatologia)




Acredita-se que existam mais chocólatras (viciados no consumo de chocolate) no mundo do que apreciadores do futebol. Na minha casa, por exemplo, todos, inclusive os dois pequenos Yorkshires (cães de raça escocesa), são viciados no chocolate (evite agradar seu cachorro com chocolate, pois ele pode morrer intoxicado). Meu genro é capaz de acordar de madrugada só para comer chocolate.

O botânico sueco, Carolus Linneu, deu ao cacaueiro a designação científica de Theobroma Cacao, que, em grego, significa "alimento ou manjar dos deuses". A espécie é nativa da floresta tropical úmida americana, que teve sua origem, provavelmente, nas nascentes dos rios Amazonas e Orenoco.

De acordo com os historiadores, o cacaueiro era considerado sagrado pelos povos pré-colombianos. Das sementes do cacau, os astecas produziam uma bebida amarga que, segundo a crença, possuía "poderes divinos" e só podia ser tomada em taças de ouro.

O mundo civilizado só tomou conhecimento da existência do cacaueiro e do chocolate depois que Cristóvão Colombo descobriu a América e retornou à Europa. Até, então, era privilégio dos índios que viviam na América Central e na Bacia Amazônica, onde os cacaueiros cresciam nativos em meio à floresta tropical.

Quais os principais malefícios e benefícios do chocolate aos seres humanos? De antemão, somos conhecedores que o chocolate em excesso é prejudicial ao ser humano, sendo capaz de provocar processos alérgicos, enxaqueca, diarreia, aumento do peso e, principalmente, dependência. A dependência ao chocolate estaria relacionada com a liberação de três substâncias: teobromina, cafeína e feniletiamina.

Sem maior gravidade ao indivíduo, o chocolate escuro, em especial, o amargo, pode ser consumido diariamente e nunca mais de 100 gramas por dia. O chocolate escuro – amargo – é tão calórico quanto o branco. Aproximadamente, 100 gramas de chocolate branco possuem 576 calorias, enquanto o escuro, um pouquinho menos, 537 calorias. Na composição do chocolate escuro, amargo, entra um pouco de açúcar, desse fato, provém a preocupação com os diabéticos.

Com relação aos efeitos benéficos do chocolate escuro, amargo, sabe-se que o mesmo libera “flavonoides”, que são substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias. Os flavonoides se encontram também em determinados alimentos como frutas secas, vinhos, chá-verde e preto. O chocolate escuro, amargo, tem mais flavonoides que qualquer outro alimento rico em antioxidantes como vinho tinto, chá-verde e preto.

Ao participar do Congresso Europeu de Fígado (45th Annual Meeting of the European Association for the Study of the Liver) em Viena, Áustria (14 a 18 de abril de 2010), chamou-me a atenção um trabalho apresentado (sessão oral) por pesquisadores suíços e espanhóis. O tema da pesquisa era sobre o uso de “chocolate escuro em pacientes cirróticos, com varizes no esôfago”. Foi um dos trabalhos científicos mais comentados durante o referido evento.

Na introdução do trabalho, os autores chamam a atenção sobre as propriedades antioxidantes do chocolate escuro em decorrência da produção de substâncias flavonoides. Como justificativa do estudo e hipoteticamente, os autores sugerem que o chocolate escuro, amargo, poderia melhorar a disfunção endotelial intra-hepática em pacientes com cirrose hepática, melhorando, assim, o fluxo de sangue ao fígado. Para tanto, fizeram parte do referido estudo 21 pacientes com diagnóstico de cirrose hepática e todos com varizes de esôfago. Pacientes com cirrose hepática e varizes no esôfago (diagnosticadas por endoscopia digestiva) são portadores de hipertensão portal (dilatação da veia porta). Os 21 pacientes foram divididos em dois grupos: no grupo 1, 10 pacientes receberam refeição líquida contendo chocolate escuro, amargo; no grupo 2, 11 pacientes receberam refeição líquida com chocolate branco. Nos dois grupos de pacientes, 30 minutos após a administração das refeições líquidas com distintos chocolates, foram medidas a pressão arterial, a pressão da veia porta por ultrassonografia com doppler e pelo gradiente da pressão venosa hepática, e os resultados foram bastante interessantes. Ambas as refeições líquidas (chocolate escuro ou branco) causaram um aumento significativo, mas semelhantes quanto ao fluxo de sangue da veia porta. Por sua vez, foi observada uma melhora significativa da pressão arterial e do gradiente da pressão venosa hepática entre os pacientes que ingeriram chocolate escuro. Concluem, portanto, os autores que a adição de chocolate escuro nas refeições pode atenuar o aumento acelerado (pós-prandial) da pressão da veia porta em pacientes cirróticos, com hipertensão portal.

Os resultados obtidos, pelos pesquisadores europeus, com a adição do chocolate escuro na dieta dos pacientes cirróticos e com varizes de esôfago e a melhora significativa da pressão da veia porta faz-me concluir que: se na prática médica do dia-a-dia, conseguirmos atenuar a pressão da veia porta com a ingestão líquida de chocolate escuro, dessa forma, diminuindo os riscos de sangramento por ruptura das varizes esofágicas, realmente, começa-se a vislumbrar uma luz no fim do túnel para o tratamento de pacientes cirróticos, com varizes de esôfago.

Todavia, por favor, não use qualquer tipo de terapêutica ou dieta sem consultar o médico que lhe assiste. Os resultados observados pelos pesquisadores espanhóis e suíços sobre o chocolate escuro precisam ser confirmados por outros grupos de pesquisa. Se você, caro leitor deste artigo, é portador de cirrose hepática, converse com seu médico assistente. Ele, certamente, indicará o caminho mais adequado para melhorar sua qualidade de vida.

Bibliografia recomendada
De Gottardi A; Berzigotti A; Seijo S; D'Amico M; Abraldes J; Garcia-Pagán JC; Bosch J. Dark chocolate attenuates the post-prandial increase in hvpg in patients with cirrhosis and portal hypertension. Journal of Hepatology 52(Supplement 1):S9; 2010.

2 comentários:

Genésio Dias disse...

Muito bom o artigo! Mas por favor cuidado, o chocolate é venenoso para seus cães. A teobromina é um alcalóide, contido no chocolate, que os cães não conseguem eliminar rapidamente do sangue. Pode ser extremante tóxico e até fatal em concentrações elevadas. Genésio

Anônimo disse...

Sou portadora de cirrose hepática, com varizes no esofago e hiper tensão portal. Acho muito importante um blog como este, que divulga informações que geralmente ficam restritas ao meio acadêmico. Muito obrigada! Felipa