Blog relacionado com as principais doenças do fígado.Em cada artigo escolhido você vai acessar como as doenças se caracterizam.Baseado em conceitos éticos, o editor informa que não faz consulta médica através da internet e não responde aos comentários postados pelo leitor. Informa ainda que este blog tem apenas caráter informativo e educativo.
Boca amarga: um sintoma proveniente do fígado?
José Carlos Ferraz da Fonseca
Médico especialista em Doenças do Fígado (Hepatologia)
Nas eras remotas da medicina e principalmente durante os séculos XVIII e XIX, a língua, um dos componentes da cavidade oral (boca), era considerada o “barômetro da saúde”, ou seja, o exame clínico começava pela boca. Neste período, o clínico era obrigado a se dirigir ao paciente com a clássica pergunta: “por favor, mostre-me a língua”. Se não fosse feita tal pergunta, a competência do médico era questionada pelos familiares e pacientes. Durante séculos, as observações do estado da língua do paciente tornaram-se tão importante quanto tomar as pulsações do paciente.
Por muito tempo, o sintoma “boca amarga” foi considerado como doença ocasionada por maus fluídos e estava associada aos demônios que habitavam as entranhas dos indivíduos. Na história do cotidiano médico, uma das queixas mais frequentes que o clínico ouvia e ainda ouve até hoje é o relato de boca amarga. Uns dizem que o gosto na boca fica igual a “água de lavar espingarda”, outros relatam o gosto de “cabo de guarda-chuva” e outros chegam a dizer que a boca é tão amarga que lembra “fel de galinha” ou sal amargo de Epsom (laxativo a base de sulfato de magnésio).
Desde que o homem surgiu no Éden, o fígado é considerado o réu da questão e incriminado por todos como o causador do problema. Portanto, seria a boca amarga um problema exclusivo de origem hepática? Sabemos que não e que diversas outras causas são atribuídas a tal queixa, como podemos observar na tabela abaixo:
Principais causas de boca amarga por ordem de importância
___________________________________________________________
a) Processos digestivos (gastrite, doenças de refluxo gastresofágico);
b) Doenças do fígado com a presença de icterícia (olhos amarelos, pele, mucosas);
c) Depressão (pode ser o primeiro sintoma da depressão);
d) Carência de vitaminas do complexo B;
e) Alergias alimentares;
f) Intoxicação por chumbo (sabor metálico);
g) Intoxicação por mercúrio e ferro;
h) Intoxicação por selênio;
i) Hábito de fumar e mascar tabaco;
k) Abscessos dentários;
l) Inflamações das glândulas salivares;
m) Dentes cariados;
n) Doenças da gengiva;
o) Uso de drogas (antiinflamatórios, tranqüilizantes, antibióticos, antialérgicos, anticonvulsivantes, antiparasitários).
_______________________________________________________
Como podemos observar, as causas mais importantes da queixa de boca amarga relatada pelo paciente seriam as de origem do aparelho digestivo (esôfago, estômago e fígado). Como explicar tal fenômeno clínico? Não é difícil: basta lembrar que qualquer problema no estômago ocasionado por doenças (refluxo gastresofágico, hérnia hiatal, gastrite, ulcera) ou pela ingestão de produtos que irritam a mucosa gástrica (pimenta, frutas cítricas, frituras, chocolate, cigarro, alho, café, álcool, bebidas gasosas, drogas) vai produzir em abundância um ácido, que é conhecido como “ácido clorídrico”. Se o esôfago não funciona bem, ou seja, não se fecha completamente quando a comida ou líquido chega ao estômago, o ácido com resíduos alimentares reflui para o esôfago e vai provocar, além de boca amarga, azia, língua saburrosa, salivação excessiva, eructações (arrotos) freqüentes e outros problemas mais.
Com relação ao fígado, sabe-se que este órgão capta, conjuga e excreta uma substância chamada de bilirrubina (produto final resultante da destruição das células do sangue). Qualquer processo inflamatório dentro do fígado (hepatite viral, uso de drogas hepatotóxicas) ou fora do fígado obstruindo a passagem da bilirrubina (pedra na vesícula ou no colédoco, câncer de pâncreas ou de vesícula biliar, obstrução por lombriga etc.) faz com que bilirrubina não seja excretada com a bile (fluido produzido pelo fígado e armazenado na vesícula biliar) para o intestino e retorne para o sangue.
O fígado, dependendo da quantidade de alimentos que você come por dia, chega a produzir até 1 litro por dia deste fluido (extremamente amargo), que é armazenado na vesícula biliar. Quando a bile é impedida de chegar ao intestino, pode alcançar o estômago por refluxo, via duodeno (primeira porção do intestino delgado), ser absorvida e daí provocar irritação gástrica. A bile contida no estômago estimularia a produção de ácido clorídrico, podendo provocar náuseas, vômitos biliosos e boca amarga. Alimentos gordurosos também podem estimular a produção de biles pelo fígado e ocasionar boca amarga.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
99 comentários:
parabéns pela disponibilidade de passar seu conhecimentoà outros, linguagem clara e maravilhosamente
parabéns por sua disponibilidade de transmitir seu conhecimento e de forma clara , maravilhosamente
parabéns pela disponibilidade de transmitir seu conhecimento e de forma clara e muito produtiva;
Nossa, que bom encontrar isso aqui. Acabei de comer algo e minha boca ficou amarga... fiquei preocupado, mas pelo texto me dei conta de que são os antibióticos que tenho tomado (googlei e cai aqui).
Obrigado por disponibilizar esta página. Pedro F.
P.S.: este blog me deixou a pensar no seguinte: se todos nós, que dominamos alguma área, fizéssemos espaços como esse, a internet ficaria ainda mais rica de coisa legais, interessantes e, principalmente, úteis.
parabéns pela disponibilidade de transmitir seu conhecimento e de forma clara e prestativa para as outras pessoas;
Pessoas como você Dr.José Carlos Ferraz da Fonseca deveriam existir um em cada estado,pois contribuiria de forma humanitaria esclarecendo várias pessoas que ficam como cego em tiroteio sem saber o medico que consultar. Parabéns e obrigada.
iParabens, nos ajudou a esclarecermos muitas duvidas, muito obriga por dispor seu tempo para disponibilizar e transmitir conhecimentos de forma objetiva e clara as pessoas. É esuberante isto.
Obrigada,por essas informações, tão importantes e esclarecedoras!!!
Muito obrigada. Há muito tempo que procurava alguma coisa pra esclarecer por que minha língua estava tão sabugosa e finalmente encontrei.
Parabens,com as suas explicaçoes pude compreender melhor o que se passa comigo grata. Elizabete
muito obrigado por disponibilizar parte do seu conhecimento....me foi de grande valia
Demais !!! Muito bem explicado
Obrigada pelos esclarecimentos. Acho que são os alimentos gordurosos que estão me deixando com a boca amarga. Vou observar melhor daqui prá frente.
Foi muito esclarecedor. Muito obrigada, mesmo.
Obrigada Dr Ferraz por nos transmitir tão claramente os seus preciosos conhecimentos. Assim, pudemos compreender e estar atentos aos nossos problemas de saúde
Parabenizo o nobre médico responsável pelo Blog e pela matéria apresentada, por sua clareza,simplicidade e didática como elaborou e apresentou o assunto em tela, que pela sua habilidade na apresentação tornou o assunto de fácil entendimento para o leigos como eu.Lhe agradeço sinceramente pelo valioso trabalho. Deus lhe abençoe!
estou sentindo minha boca amarga a muito tempo, tem dia que fica pior parece que pinguei novalgina na boca fica parecendo que a lingua foi queimada com leite quente por favor estou desesperada, me ajude!!
hum... acordei hj com a boca amarga, googlei e encontrei esse blog: que maravilha doutor!! Parabéns por disponibilizar teu conhecimento de maneira tão eficiente e clara. Se ao menos um de cada especialista tivesse a tua boa vontade, teríamos bem menos dúvidas sobre nosso corpo!...
Deus lhe abençoe hoje e sempre!
OBRIGADO PELA DISPONIBILIDADE DE ESCLARECER QUESTÕES COMO BOCA AMARGA. ESTOU MAS CONSCIENTE E DESPREOCUPADA .
muito obrigado pela sua atençao agora vou procurar um medico bem mais tranquila
ELAINE
Obrigada pelas informacoes. Moro aqui nos USA e tenho sofrido com boca amarga...tenho ido em varios medicos mas nem um tinha me explicado com tanta clareza. May GOD BLESS YOU ALWAYs. Thank YOu
parabens pelo blog..quero dizer que tive um diagnostico de hepatite c mas que a medica disse que nao tenho mas;mas tenho sintomas horriveis tipo boca amarga vomito dor no corpo tontura frequente nao sei mas o q fazer por favor me de sua opiniao!!!!muito obrigada desde ja!!
parabéns Dr ferraz, pois foi de muita careza suas informações sobre boca amarga! Nossa se todos os profissionais na area da medicina estivesse o coração ético igual o seu e passasem informaçâões sobre tal coisas, seria otimo.
que Deus continue lhe abençoando e dando-o sabedoria dos ceus.
Obrigado pelas informações! Tão simples e esclarecedoras e acabei de descobrir a origem, pois estou com anemia e refluxo no esofago. Já estou em tratamento só não havia relatdo a boca amarga ao médico.
Parabéns Dr. Ferraz, estou sentindo boca amarga e tonturas e depois de ler os textos fiquei mais tranquila, pois comprendi que estou passando por um processo de desintoxicação - vinha tomando anti-depressivos por muito tempo e uma semana resolvi parar. Acho que o meu organismo está reagindo a mudança
Realmente muito bom,parabens pelo uso claro da palavras, tenho certeza que tem ajudado muitas pessoas.
Fiquei quase 30 minutos procurando que era o possivel causador do gosto de fel no google e finalmente achei seu post , Muito bom, valeu ai pelas informações.
SARITA RAMALDES : AMEI SEU ESCLARECIMENTO,MEU ESPOSO ESTAV COMTODOS ESTES SINTOMAS E EU JA CALCULAVA QUE ERA ALGO COMO FÍGADO,COM SUAS EXPLICAÇÕES FICOU TDO MAIS ESCLARECIDO...MUITO GRATA PELO ESCLARECIMENTO.
Obrigada pela explicação clara e precisa, me tirou uma grande dúvida.
gostei muito da materia , parabens
Muitíssimo obrigada pelo esclarecimento! É de médicos assim que precisamos cada vez mais. Que Deus o abençoe pela disponibilidade.
PATRICIA
MARAVILHOSA ESSA EXPLICAÇAO PARABENS MIM AJUDOU MUITO
Parabéns, Dr.Dr.José Carlos Ferraz da Fonseca ,é de pessoas tão valorosas e com sentimento de ajuda ao próximo que este mundo está precisando,minha mãe está com a boca amarga e procurando pelo google, encontrei imediatamente o seu blog, que foi muito esclarecedor, e me deixou mais tranquila.
Um grande abraço e que Deus te abençoe!
Muito interessante e informativo o que seriamos de nós sem o google e pessoas com vc DR. para nos ajudar.
PARABÉNS E MUITO OBRIGADA!!!ESTAVA DESCOBRI PQ ESTAVA COM A BOCA AMARGA,ESTAVA COMENDO MUITAS FRUTAS CÍTRICAS.VALEU ABRAÇOS...
parabèns Dr.obrigada pelas
informações.eu estou com
esse sintoma vou procurar
um médico.
12/02/11 23;23
Realmente foi de extrema ultilidade... constatei todos os sintomas que estou sentindo... e o principal é a forma que está... não deixa dúvidas... a respeito de nada... parabéns !!!
Cristiane Barboza comentou...
Obrigada pela explicação,foi de grande valia .Estou contente por saber que existe pessoas o Sr. que se disponibiliza a transmitir seu conhecimento de forma clara e de facil compreenção para leigos como nós.
Valeu Dr. José Carlos. Fui ontem ao gastro por motivo de boca amarga e ele disse que não era do fígado, porém nada informou que poderia ter outras origens. Agora estou bem informada. Dez para o senhor. Abs.
Olá Dr. José carlos. Gostei muito da sua explicação, mas gostaria de saber se meu caso é uma excessão ou se devo procurar um gastro. Tenho 26 anos e quando tinha 21 comecei a ter pelo menos 1x por semana salivação excessiva, eructações e vomitos de bile. Meu ginecologista pediu um exame de visícula e após constatar que ela estava ótima pediu que eu parasse de ingerir o contraceptivo que eu vinha ingerindo ha 2 anos (após alguns testes de marcas diferentes), não tive mais problemas durante estes anos (mas não uso mais pílula e nunca testei injeção). Como parei de comer carne vermelha e aves, comecei a tomar complexo B em cápsulas, um mês após ingerir comecei a ter os mesmos sintomas, e agora não posso tomar nem 1 capsula de betacaroteno por dia(que tomei durante 1 ano antes disso) que já sinto náuseas e dor de cabeça. Lembrando que usei contraceptivo via vaginal e o efeito colateral foi pior, vomitei 2x bile com espuma branca no mesmo dia. Por isso que tenho dúvidas de em qual profissional devo ir me consultar. Se o Sr. puder me ajudar. Já não sei o que fazer.
Muito Obrigada e ótima semana!
Muito boa a informação nos repassada pelo Dr. José Carlos Ferraz.
Já não aguentava mais, acordar de madrugada com a sensação de quem acabou de comer uma pimenta malagueta enquanto dormia. E esse amargo vem me incomadando, me tirando do sério dia e noite, noite e dia. Agora já sei por onde começar as buscas para uma solução dessa causa. Grato.
Obrigada Dr José Carlo pelos esclarecimentos, agora sei o que está deixando minha boca amarga, fiz implante dentário e estou comendo sem mastigar muito, e, estou tomando antibiótico e antiinflamatórios.
Um abraço
Obrigada, foi mto esclarecedor pra mim!!!
Realmente esclarecedor, não me contento em saber apenas os sintomas e os medicamentos a ser tomados, mais como nosso organismo funciona. Parabéns pela iniciativa e profissionalismo!
Verdadeiramente meus parabens doutor: Com estas sua explicaçoes e exclarecimento pude ter um pouco mais de sergurança em relaçao ao que esteva se passando com meu figado. continue assim , ajudando as pessoas com seus conhecimento
Glooguei e não resisti a tentação de comentar:Que maravilha é a internet e as formas uteis de informar os internautas nas mais diversas áreas do conhecimento humano.
PARABÉNS AO DOUTOR QUE SE DISPÔS INFORMAR E SAIBA ELE QUE AQUELE QUE TRÁS A LUZ É O PRIMEIRO A SER ILUMINADO!
ZÉ PÍ
Parabéns pelo blog, me dirou varias dúvidas...jamais imaginária que depre~sao deixa a boca amarga e outros sintomas mais...muito bom!
Excelente a exposição.
Decerto, muito útil para retirar a augústia inicial que acaba por complicar ainda mais as conseqüências de qualquer doença. Contudo, não esqueçer de procurar um mécido na persistência do sintoma é suma importância, inclusive, pelas variantes decorrentes da bem articulada exposição do autor.
Muito bom, Parabens Dr.
Muito obrigada, gostei da página conseguiu me tirar muitas dúvidas sem contar que vc consegue entrelaçar história e medicina.
gostei da página,esta foi a primeira vez que consultei,e confesso que não ficará só nesta vez.
Gostei muito das explicações bem claras relacionadas a este assunto,no meu caso é refluxo,dou graças a Deus por ser algo que pode ser tratado.Espero poder consultá-los para outros assuntos também.Um abraço.Irmã Cláudia,da cidade de Santa Gertrudes/SP.
muito enriquecedor seus esclarecimentos se uma minoria de profissionais se dispusessem a fazer o mesmo seria de grande utilidade parabéns.
Perfeito...agora sei que médico consultar.
Obrigada!!!
Songer Feijó da Silva disse:
Imensamente grato pelas lúcidas e claras informações.Parabéns pelo desprendimento do bem informar sem nada exigir em troca.
Parabéns pela sua competêcia, soube nos informar mto bem, e tirar todas as nossas dúvidas.
A. Carlos,
Dr. , parabens pela competência e disponibilizar a mesma a leigos no assunto.
Passei o dia muito triste, me sentindo inadequada e só no mundo, e agora ao final da tarde senti a lingua amarga e grossa..e que bom que caí aqui, pude ver que é apenas um sinal físic de tristeza profunda, vejam só...
Muito esclarecedor e em linguagem que podemos entender facilmente. PARABÉNS DOUTOR.
De: Antonio Ribeiro Veloso Neto Para: Mestre José Carlos Ferraz da Fonseca, "ha se todos os mestres educacionais fossem iguais a você”. Excepcional didática informativa e esclarecedora. Parabéns mestre e muito obrigado pela disponibilidade humana.
Parabéns, pela postagem séria e fundamentada. Se verdadeiros profissionais como você, se disponibilizassem a escreverem um pouco do conhecimento adquerido, nato ou formalizado, a internet estaria completa. Parabéns mais uma vez!
para bens pelo blog me ajudou muito
Ótimo post! Legal de sua parte, compartilhar conhecimento! Valeu!
Parabéns gostei foi muito util.
Parabéns me ajudou bastante , muito rica em texto e sabedoria
Obrigado !!!
parabéns tdo de bom... foi fundamentaõ em minha vida
Obrigado Doutor,
Como sempre assistindo de perto ou de longe. Saúde.
Doutor Ferraz, obrigado por nos guiar num sintoma tão comun no nosso dia a dia. Sua capacidade de síntese é rara e admirável!Parabéns!
Wellington Paiva
Parabéns pela sua competêcia, soube nos informar mto bem, e tirar todas as nossas dúvidas.
Gostei muito da sua informação, foi muito útil.
Obrigada por disponibilizar esclarecimentos tão importantes!
Parabéns pelas informações, nos ajuda muito tirar duvidas, mil abraços Lourival Gomes Cruz.
MUITO GENEROSA A SUA ATITUDE DE DIVIDIR O SEU CONHECIMENTO E AJUDAR AS PESSOAS A ENTENDER MELHOR O SINTOMA. FACILITA MUITO NA HORA DE CONSULTAR UM MÉDICO.
Obrigada pelas informações e esclarecedoras.
Tal explanação à favor dos leigos, só poderia mesmo vir de uma alma nobre e desprovida totalmente de egoismo.
Parabéns! Nobre Espírito.
Beijos em seu coração.
Muito boa essa matéria.O nosso corpo é uma obra prima da criação. Não há maquina melhor do que o nosso corpo humano. Por isso o ditado você é o que come. Deveriamos cuidar mais de nosso corpo, comer somente o essêncial e natural. Digão não a refrigerantes e guloseimas em geral, bebidas alcolicas todas se possivel e tenham uma vida saudavel e longa. Caso contrario não poderá ver seus netos ..etc Rio de Janeiro - Piedade -
Parabéns Doutor, pelo blog!Muito esclarecedor.
Explicação muito interessante. Parabéns Doutor. Quem procurar um médico, diante do que leu, já pode avaliar a consulta e também fazer outros questionamentos pertinentes. Pois, não são todos os médicos (ñ quero entrar no mérito das razões) que dão atenção devida aos sintomas dos pacientes, ou seja, o lado humano fica aquém. E muitas pessoas saem em condições 'psíquicas e emocionais' piores... Parabéns Doutor, sua pessoa faz parte da outra visão da Medicina. Obrigada, me esclareceu bastante o seu texto.
Valeu Doutor se os médicos se fizerem entender nós vamos mais vezes ao consultório.
Obrigado por tirar minhas dúvidas
Olá Dr, a situação da boca amarga tem me deixado preocupado demais. Quando li seus comentários/informações me deixou bem mais tranquilo e me direcionou para procurar um especialista apropriado. Obrigado ela disposição das informações.
Parabéns Doutor, seu blog representa um a forma de compartilhar conhecimentos que deveria ser seguido por muitos outros médicos e profissionais. Continue com suas postagens esclarecedoras, estas certamente ajudarão a muitas pessoas.
Prof. Eduardo Cardoso
Muito esclarecedor, obrigada pela disponibilidade e atenção.
Muito esclarecedor, obrigada pela disponibilidade e atenção.
Agradeço imensamente a você Dr. Jose Carlos Ferraz. Agora já sei qual o especialista que procurar. Graças a sua disponibilidade para esclarecer nos essas duvidas que tantos nos preoculpa!
Que Deus te abençoa!
Atenciosamente Angela Alves Brito
Muito obrigado Dr José Carlos. Tirou minhas dúvidas com relação a boca amarga. Obrigada!!
Muito boa, serve de orientação pra gente ficar atento com certos sintomas que sentimos e para que devemos logo tomar providências. Obrigado
Obrigada por compartilhar seu valioso conhecimento.
Muito agradecida, foi muito esclarecedor.
Deus o abençoe!
Obrigada pelas informações Dr.José Carlos. Muito esclarecedoras. Devemos procurar o médico para uma análise mais profunda dos sintomas.
Excelente. Matéria esclarecedora. Linguagem simples. Muito obrigada.
Muito bom José Carlos, tb procurei ou li várias matérias, mas a sua esta excepcional, muito clara, todos sabemos que é bom acompanhamento médico, mas informação nunca é demais...Obrigado...Parabéns...
Parabéns,Muito simples e Eficiente
Muito bom tirei todas as minhas duvidas obrigado doutor.
Muito bom tirei todas as minhas duvidas obrigado doutor.
Muito bom o esclarecimento, amei, descobri meu problema!!!
Otimo esclarecimento estou com meu pai passando por uma sería doenca no estómago e figado foi diagnosticado com tumor onde foi removido em 2013 e feito quimioterapia e agora está no figado e pulmao por esse motivo estava lendo sobre alguns síntomas como figado reage e sobre. Uma excelente materia entendi um pouco e asssim o que ele está sentindo tem a ver com sua explicacao.
Obrigado.
Parabéns, texto fácil e bem explicado, obrigado por dividir seu dom.
Postar um comentário